Sistemas económicos e consciência social. Para uma teoria do socialismo como sistema global. F. Gulbenkian. 1980

Parece-me poder afirmar que JMP é, no nosso país, quase a única voz naquilo a que chamaria aqui o terreno de uma epistemologia da economia. A reflexão sobre o conhecimento (e o não conhecimento) produzido pela ciência económica do capitalismo, a qual constituiu um dos três ensaios do livro, revela-se-nos como uma contribuição muito significativa.

[...] Ao colocar a questão do socialismo nos termos em que o faz – o socialismo como projecto global só possível de ser entendido em termos multidisciplinares onde as práticas nunca são puramente económicas e onde a consciência social (conceito que coloca basicamente a questão cultural) deve ser o factor integrador do bloco social interessado no socialismo – JMP situa-se no terreno que importa vivamente aprofundar.

José Reis

Esta obra resulta de uma investigação feita no âmbito do Centro de Estudos de Economia Agrária da Fundação Calouste Gulbenkian sobre “a problemática da transição para o socialismo que culminaria com a análise da situação portuguesa em 1974” [LFSM]. A documentação daí resultante é bastante vasta.


Os documentos, muitos deles organizados em pastas identificadas pelo autor, foram arrumados em cinco caixas de arquivo. Incluem:

  • Dossier Gulbenkian [1979]
  • Versões manuscritas, dactiloscritas e provas tipográficas, com emendas e acrescentos [1979-1980]
  • Fotocópias de documentação [1959-1983]

O inventário está disponível aqui